• Equipe Redação

São 17 ações para promover sustentabilidade no ano de 2022

Atualizado: 2 de mar.

Gestão Transversal e o guia de sustentabilidade baseado nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS da ONU

Dentre as dicas que a Gestão Transversal encontrou nesse guia sustentável - guia para ser adotado na vida pessoal e profissional - estão comprar produtos com menos embalagens, dar preferência a produtores locais e sempre conferir a etiqueta para saber se o fruto do mar foi pescado ou cultivado de forma sustentável.


Condições básicas para a vida como trabalho, educação, segurança, saúde, oportunidades iguais e uma qualidade de vida vibrante são todos aspectos que envolvem uma escolha sustentável. A sustentabilidade ultrapassa o cuidado com o meio ambiente!


Para ajudar na reflexão de como contribuir para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para o ano de 2022, a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, FAO, preparou esse guia com 17 ações, o mesmo número dos ODSs.


ODS 1 - Coloque os outros em primeiro lugar!


Hoje, mais de 700 milhões de pessoas vivem na extrema pobreza. Muitas não têm sequer acesso a serviços básicos para suprir suas necessidades como cuidados de saúde, alimentos, educação, água e saneamento básico. Por que não dedicar mais tempo para se voluntariar ou apoiar ONGs estruturadas que se dedicam a assistência social com propósito? Com isso, você garantirá que ninguém se sinta excluído.


ODS 2 - Pense na quantidade de comida que consome!


Desperdice menos comida e compre alimentos da estação, preferencialmente de mercados locais e que são produzidos de forma sustentável. Doe itens não perecíveis para locais que oferecem alimentos gratuitos a quem não têm o que comer. Mais de 800 milhões de pessoas não tem nada para comer, e a pandemia da Covid-19 só agravou essa situação.


ODS 3 - Tenha um estilo de vida saudável!


Ter acesso a alimentos nutritivos é fundamental para a saúde de uma pessoa. Isto nos permite crescer, combater doenças e viver de forma produtiva. A partir de agora, coloque alimentos nutrientes no menu e não esqueça de fazer exercícios.


ODS 4 - Dê de presente ou doe um livro a alguém!


Em 2018, quase 20% das crianças e dos jovens ao redor do mundo não frequentavam a escola (imagina agora no pós pandemia?). Sem uma boa educação, as crianças não somente colocam sua própria subsistência em risco como também a sua chance de contribuir, de forma significativa, para a sociedade. Promova a educação ao doar livros, material escolar e ofereça aulas de reforço escolar para para algum família economicamente desfavorecida.


ODS 5 - Apoie outras mulheres!


Mulheres e meninas representam metade da população mundial e metade do potencial global. Mas a desigualdade persiste em todas as partes. Celebrem as mulheres que fazem parte da sua vida. Apoie as mulheres de suas comunidades.


ODS 6 - Reduza o seu consumo de água!


Não existe vida sem água. Precisamos do recurso para beber, para limpar, cozinhar, cultivar alimentos e fazer muito mais. Nessas festas, use menos água ao fechar bem as torneiras ao lavar louças e passe menos tempo no chuveiro!


ODS 7 Economize energia!


Em todo o mundo, uma em cada 10 pessoas precisa de acesso à energia elétrica. Este ano, caso você use luzes em sua decoração, prefira a tecnologia LED ou outras soluções de energia eficientes. Desligue as luzes ao sair dos cômodos da casa e por que não começar a usar painéis solares?


ODS 8 Compre de lojas e empresas com responsabilidade social!


Ao comprar presentes, apoie empresas conhecidas por boas condições de trabalho para seus empregados - preferencialmente aquelas que adotam a agenda ESG. Por causa da Covid-19, 1,6 bilhão de trabalhadores estão sob risco de perder o emprego. Apoie a economia local ao comprar de produtores locais.


ODS 9 Seja inovador(a)!


Práticas e tecnologias inovadoras podem ajudar a desenvolver sociedades inteiras de várias maneiras. Empreenda, mas sem esquecer da importância das questões sociais e ambientais.


ODS 10 Esteja consciente sobre as desigualdades!


Nesta estação, procure se informar mais sobre a situação da sua comunidade e busque iniciativas para eliminar as desigualdades. Pense em oportunidades de voluntariado ou participe de ações de cunho social e educacional.


ODS 11 Defenda uma cidade sustentável!


Os centros urbanos geralmente se reinventam para as festas com luzes e outras decorações para elevar os ânimos de seus moradores. Mas se fosse possível reinventar ainda mais que suas próprias fachadas? Defenda o tipo de cidade sustentável na qual você acredita. Fale com vereadores do seu distrito, participe de um mutirão de limpeza ou até mesmo doe uma árvore para sua cidade.


ODS 12 Adote um estilo de vida reciclável!


Lembre-se de reduzir o lixo, reutilize sempre que possível e recicle. Compre alimentos e produtos com mínimo de embalagem. Presenteie produtos ambientalmente corretos, embale os presentes também dessa forma e prefira empresas que pensam no meio ambiente.


ODS 13 - Seja consciente na forma como se alimenta e como compra!


Lembre-se do impacto que a comida que você come tem sobre o planeta. Insira mais cereais e legumes em sua dieta. Eles são nutritivos e consomem menos água na produção. Reduza sua pegada de carbono ao dirigir menos, comprar produtos da estação e não esqueça de levar sua bolsa ao mercado para evitar gastar mais papel e plástico!


ODS 14 - Seja gentil com os oceanos!


Prefira o pescado que tenha sido capturado ou cultivado de forma sustentável, como peixes que têm uma etiqueta ecológica. Dispense produtos com excesso de embalagem que quase sempre termina sendo despejada nos oceanos.


ODS 15 - Mantenha os parques e os solos limpos!


As festas ao longo do ano podem gerar muito desperdício. Então, recicle bem o seu lixo. Os componentes químicos, por exemplo, de pilhas e de detergentes podem poluir o solo se depositados em qualquer lugar.


ODS 16 - Promova inclusão e o respeito aos outros!


Nesta época do ano, esforce-se para aprender mais de outras tradições e feriados religiosos. Nem todas as pessoas vão celebrar o mesmo feriado que você. Aprender mais sobre outros pode ajudar a cultivar o respeito por pessoas de origens diferentes, religiões, gêneros e orientações sexuais e de opiniões diferentes das suas.


ODS 17 - Compartilhe o que sabe!


Compartilhe esta lista e apoie às iniciativas locais que promovam o desenvolvimento sustentável. Nossas ações garantem o nosso futuro, então comece agora a fazer a diferença. Junte-se a uma iniciativa de impacto e seja melhor!


#ONU #3osetor #ONG #OSC #Sustentabilidade #ESG