top of page
  • Foto do escritorEquipe Redação

A Agenda ESG e a Bolsa de Valores

Atualizado: 16 de out. de 2023


Manifestação pela diversidade e igualdade
Diversidade e Igualdade

Considerando a importância da Agenda ESG no Brasil e no Mundo, a Bolsa de Valores oficial do Brasil lança o seu 1º índice focado em raça e gênero


A importância da Agenda ESG em nosso dia a dia continua em alta, dessa vez foi a Iniciativa da B3 (Bolsa de Valores oficial do Brasil) lançando o 1º índice de diversidade, índice focado em raça e gênero.


Indicadores de diversidade visíveis e tangíveis


O objetivo do índice, considerando a importância da Agenda ESG no Brasil e no Mundo, é medir o desempenho financeiro das empresas que se destacam com indicadores de diversidade visíveis e tangíveis para o mercado - indicadores com resultados de boas práticas em relação à diversidade.


O IDIVERSA B3 é composto de ações de companhias que atendem aos critérios de inclusão descritos na metodologia Score Diversidade B3 da bolsa de valores.


Ao menos uma mulher ou uma pessoa negra (pretas e pardas)


Para fazer parte da carteira IDIVERSA as empresas precisam ter, considerando a metodologia do índice diversidade B3, ao menos uma mulher ou pessoas negras (pretas e pardas) e indígenas no conselho administrativo, na diretoria estatutária e nos cargos de liderança e não-liderança.


Dentre a empresas participantes do IDIVERSA B3, destacam-se Banco do Brasil, Hyper Pharma, Raia Drogasil, Sabesp e Renner com os maiores pesos na formação da carteira inaugural do índice bolsa (ambas com relatório GRI).


Alinhados com os pilares da Agenda ESG


Além do IDIVERSA B3, a fim de influenciar o mercado de capitais a adotarem boas práticas, a B3 já lançou outros índices igualmente alinhados com os pilares da Agenda ESG.


Dentre eles o Índice de Sustentabilidade Empresarial – ISE B3 (formada por empresas comprometidas com a sustentabilidade) e o Índice Great Place to Work - GPTW B3 (com foco em empresas com as melhores práticas no mercado de trabalho).


Com ações de impacto positivo na sociedade


No contexto de boas práticas a partir da Agenda ESG, todos nós podemos contribuir com ações de impacto positivo na sociedade, seja como empresário, gestor e ou até pessoa física.


Nesse sentido, quando pensar em fazer aporte financeiro em fundos de investimento pense naqueles cuja carteira tenha propósito com o que você defende.


No mais, desejando adequar sua empresa as diretrizes de boas práticas da Agenda ESG, fala com a gente clicando aqui!


Nosso time está pronto para ajudá-lo, somos chancelados pela Academia GRI e COPPEAD UFRJ para elaboração de relatórios com base nos princípios GRI.

ความคิดเห็น


bottom of page