top of page
  • Foto do escritorEquipe Redação

Global Reporting Initiative - GRI na sustentabilidade empresarial pelo Planeta Terra


Planeta Terra, seca,
Planeta Terra sobrevivendo à seca

O GRI permite a identificação de áreas de melhorias e metas mais eficazes mitigando o impacto negativo na sociedade.


O GRI (Global Reporting Initiative) - modelo de relatório de sustentabilidade usado por 85% das empresas brasileiras - desempenha papel crucial na promoção da sustentabilidade e da responsabilidade empresarial no planeta. Ele atua como uma estrutura globalmente reconhecida para a elaboração de relatórios com protocolos transparentes e abrangentes por parte das empresas.


A importância do GRI para o planeta em várias áreas


O GRI estabelece diretrizes claras para as empresas divulgarem informações sobre seu desempenho ambiental, social e econômico. Isso permite uma maior transparência e responsabilidade das empresas em relação às suas práticas e impactos no planeta.


Acesso a informações importantes para tomar decisões


Através dos relatórios de sustentabilidade baseados nas diretrizes do GRI, as partes interessadas, como consumidores, investidores e governos têm acesso a informações importantes para tomar decisões sobre quais empresas apoiar ou quais políticas adotar.


O GRI fornece um quadro abrangente para as empresas avaliarem seu desempenho. Permitindo que identifiquem áreas de melhoria com metas mais eficazes para reduzir seu impacto ambiental, promover a inclusão social e melhorar a governança corporativa.


Empresas comparem seu desempenho com outras


As diretrizes pautadas no modelo GRI permitem que as empresas comparem seu desempenho com outras organizações. Possibilitando o benchmarking, incentivando a competição saudável e a busca de melhores práticas.


O GRI tem sido uma influência significativa na definição de padrões globais para relatórios de sustentabilidade. Por meio de sua participação ativa em fóruns internacionais e colaboração com outras organizações, o GRI desempenha um papel importante na definição da agenda da sustentabilidade global e no estabelecimento de melhores práticas.


Importante para o planeta porque promove a transparência


Em suma, todo o investimento na adoção do Global Reporting Initiative – seja completo ou de parcial - contribui para o desenvolvimento sustentável e para um futuro mais equilibrado e consciente das empresas com o meio ambiente e a sociedade.


Deseja adequar as práticas de sua empresa aos protocolos GRI? Fala com a gente clicando aqui! Nosso time, chancelado pela Academy GRI / COPPEAD UFRJ, está pronta para ajudá-lo.


Comments


bottom of page