top of page
  • Foto do escritorLeonardo Saboia de Azevedo

PRI - Princípios para o Investimento Socialmente Responsável e o ESG


Um caminho para o Investimento Socialmente Responsável
O caminho para o Investimento Socialmente Responsável

Os gestores são motivados a investigar questões como impactos gerados pela empresa ao construir seus portfólios


A Agenda ESG tem crescido cada vez mais na lista de prioridades para os investidores nos últimos anos. Questões ambientais, sociais e de governança estão cada vez mais despertando atenção e influenciando de forma estratégica nas decisões de Investimento Socialmente Responsável.


Atualmente os Princípios para o Investimento Responsável (PRI) tem sido cada vez mais apontado como o fundamento para as decisões de investimento responsável. São princípios que apresentam parâmetros para o encorajamento de um investimento responsável, abrangendo questões ambientais, sociais e de governança. São princípios que procuram balizar os investidores para que possam assumir a responsabilidade de identificar investimentos que contribuam para uma sociedade melhor.


Estabelece medidas práticas e diretrizes necessárias para motivar os investidores


A Agenda ESG está intimamente ligada ao investimento responsável (Princípios criados por investidores com apoio da ONU). Ela estabelece medidas práticas e diretrizes necessárias para motivar os investidores a alcançarem o sucesso, a curto e longo prazo, tendo como pano de fundo o impacto positivo gerado na sociedade.


Ao adotar a Agenda ESG, os investidores são motivados a repensar a maneira como analisam, pesquisam e avaliam os seus investimentos. Eles são motivados a investigar questões como as atividades e impactos de um determinado investimento ao construir portfólios que contribuam para um desenvolvimento sustentável.


Fornece subsídios para os investidores alinhados as práticas responsáveis


Nesse sentido, a Agenda ESG fornece subsídios para os investidores ao aderir ao compromisso de investimento responsável. Ela sobrepõe-se aos Princípios para o Investimento Responsável, fornecendo uma abordagem prática e estratégica para alcançar esses objetivos.


Têm a capacidade de contribuir com o desenvolvimento sustentável


Ao aplicar a Agenda ESG em suas decisões de investimento, os investidores têm a capacidade de contribuir com o desenvolvimento sustentável enquanto tornam as suas carteiras mais sólidas, atrativas e responsáveis.


São seis os princípios que norteiam um investimento responsável.


PRI I - Incorporar temas ESG às análises de investimento e aos processos de tomada de decisão.


PRI II – Estimular a pró-atividade incorporando os temas ESG às políticas e práticas de propriedade de ativos.


PRI III – Fazer com que as entidades que fazem parte de uma carteira de investimento divulguem suas ações de forma estruturada e transparente.


PRI IV – Promover práticas responsáveis - alinhadas a Agenda ESG - dentro do setor do investimento.


PRI V – Trabalhar de forma coletiva para ampliar a eficácia na implementação dos Princípios.


PRI VI – Divulgar relatórios sobre atividades e progresso da implementação dos Princípios.


Quer saber mais? Faça contato conosco para mais detalhes (fala com a gente).

Comments


bottom of page